CÍVEL
Consumidora que comprou massageador com defeito será indenizada em R$ 14 mil reais por danos morais e estéticos.
Segundo a decisão de segunda instância, as fotos e laudo do engenheiro que constam no processo provam claras e patentes anomalias, com a ocorrência de curto circuito, fato este que foi crucial para a ocorrência das lesões no corpo da autora.
Clique aqui para saber mais.
TRABALHISTA
O Tribunal Regional do Trabalho do interior paulista condenou a empresa LATAM em dispensa coletiva abusiva de 44 empregados.
A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho, e a empresa terá que indenizar em R$ 500 mil reais a título de danos morais coletivos.
Clique aqui para saber mais.
FAMÍLIA
Um casal de mulheres que tiveram uma filha por meio de inseminação artificial caseira ingressou com ação judicial para reconhecimento materno de ambas no registro da criança.
A Juíza paulista concedeu o pedido sob o fundamento de que a filiação socioafetiva foi sustentada na relação construída ao longo do tempo “com convivência intensa, afeto, assistência moral, material e respeito”
Clique aqui para saber mais.
IMOBILIÁRIO
Com base no Estatuto próprio, os condomínios não são obrigados a oferecer vagas exclusivas para idosos, mas são obrigados a disponibilizar vagas especiais de acessibilidade.
Clique aqui para saber mais.
CURIOSIDADE JURÍDICA
MULHERES NO DIREITO BRASILEIRO
Em 1897, a advocacia abriu as portas para a primeira mulher ingressar na Faculdade do Largo São Francisco. A primeira mulher a se formar bacharel em Direito no Brasil foi Maria Augusta Saraiva. Ela se formou na USP, em 1902.
Aliás, o pioneirismo marcou a trajetória de Maria Augusta Saraiva, que também foi a primeira figura feminina a atuar no Tribunal do Júri e chegou a ser nomeada Consultora Jurídica do Estado, uma espécie de cargo de honra.
Download em PDF:Informativo Jurídico – Advocacia Campos #16