7 DE SETEMBRO – “Independência ou morte”.
A Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal.
A família real foi forçada a retornar a Lisboa em 1820, e D. João nomeou o seu filho mais velho, D. Pedro de Alcântara de Bragança como Príncipe Regente do Brasil.
Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é 7 de setembro de 1822, momento em que ocorreu o evento conhecido como o “Grito do Ipiranga”, às margens do riacho Ipiranga na atual cidade de São Paulo.
clique aqui para saber mais.
CÍVEL
Indenização por atraso em voo.
Passageiro ajuizou ação explicando que precisou embarcar no voo seguinte após atraso em decorrência de motivos operacionais que ocasionaram a perda de conexão.
A Juíza paulista fundamentou que “eventual problema dessa natureza caracteriza a falha logística (ainda que bem intencionada, para incrementar a segurança da viagem), fortuito interno, inerente aos riscos da atividade da empresa.
A companhia aérea deverá pagar o valor de R$ 5.000,00 a título de dano moral.
clique aqui para saber mais: sentença- civel – voo
TRABALHISTA
O 13° salário é uma bonificação paga pelo empregador ao trabalhador que tenha trabalhado o ano inteiro na empresa.
Diante da pandemia e contratos de trabalho suspensos, o valor deverá ser calculado descontando proporcionalmente os meses não trabalhados.
Considera-se o mês, de acordo com a legislação, o período que seja igual ou superior a 15 dias trabalhados.
clique aqui para saber mais.
LEILÃO DE IMÓVEIS
Apartamento de 315,19m² no 4º andar do Edifício Angélica, situado na Av. Angélica, n. 580, está indo a leilão no dia 22/09/2020 com valor de lance inicial de R$ 760.000,00
clique aqui para saber mais.
Curiosidade jurídica
Você já ouviu falar sobre o “Advogado do diabo”?
Advogado do diabo é conhecido como aquele que defende pontos de vista que aparentemente são indefensáveis, ou seja, quem faz a defesa do “outro lado”. Mas na verdade, era o encarregado de defender o acusado e no processo garantir que os seus direitos constitucionais sejam respeitados e, acima de tudo, proteger seus direitos em face da presunção de inocência.
Afinal, todos nós temos direitos, não é mesmo?
Clique aqui para baixar o PDF:informativo juridico – advocacia campos